quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Dicas imprescindíveis para o seu dia-a-dia na cozinha.


Para dar um sabor ardido igual ao da pimenta (sem os inconvenientes dela) a sopas, molhos, acrescente um pedacinho de gengibre. Retire na hora de servir.

Para dar maior sabor a saladas, esfregue na saladeira um dente de alho.

Se você deseja ferver o leite sem derramar, coloque o leite numa caneca de cerâmica ou copo e deixe ferver no microondas, por 50 segundos a 1 minuto, na potência alta e isto evitará que se derrame ao ferver.

Para obter rabanadas mais saborosas acrescente ao leite que vai molhar a rabanada gotas de baunilha.

Para a cebola ficar mais saborosa frite-a no vinagre e azeite de oliva.

Para que o molho de tomate não fique ácido, acrescente uma colher de sopa de creme de leite.

Tire a massa de tomate da lata e guarde num potinho ou copo de vidro. Despeje por cima um pouco de óleo, para evitar que embolore. Conserve na geladeira.

Massas doces ficarão mais macias se você usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.

Uma alcachofra é verde quando o talo está muito duro; passada, quando o talo estiver mole e quebradiço; está no ponto se o talo for levemente flexível. Para evitar que os fundos das alcachofras escureçam durante o cozimento, adicione à água um pouco de suco de limão e uma colherinha de manteiga.

Para que o sabor das alcaparras fique mais suave, logo que retirar do vidro escorra-as e deixe de molho em vinho branco por meia hora.

Azeitonas de paladar muito forte só devem ser adicionadas aos recheios no último momento, ou melhor, assim que forem à mesa, para evitar que os recheios fiquem amargos e escurecidos.

Para que o polvo não encolha muito quando aferventado, coloque dois ou três rabanetes na água do cozimento.

Tempere o filé mignon ou contra filé (bovino) usando molho de soja com manteiga sem sal. Esquente ligeiramente o molho de soja e derreta nele a manteiga, deixando a carne nesse molho por 20 minutos. Leve ao forno. Regue de vez em quando. Não é necessário usar sal. Use outros temperos a gosto (do reino, ervas, etc).

Quando se for fritar o alho no azeite coloque um pouco de vinagre... Desta forma, o alho tem tempo de fritar sem torrar.

Eu faço frango com cerveja preta, ele fica com uma cor maravilhosa e para quem curte comida levemente doce. Fica sensacional.

Na cozinha capixaba nunca se usa pimentão nos pratos com "frutos do mar". O sabor forte do pimentão sobrepõe-se ao sabor suave desses pratos. Isso muitas vezes é esquecido e já vi suas receitas que citam o pimentão, apesar de não constar nos ingredientes. Muitas receitas, se dizendo de Moqueca Capixaba, usam "criminosamente", o pimentão!

Quando for fazer o Molho Barbecue, caso não encontre o melado de açúcar, use 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e 3 colheres de sopa de mel. Se quiser, pode trocar as tâmaras por damascos. Uma colher de sopa de molho de soja também é uma ótima dica, pois dá um gostinho de "fumaça".

Para fazer uma boa "panqueca" ao contrário de farinha utilize o amido de milho, e ao contrário de leite de vaca use leite de cabra, a "panqueca" irá ficar mais leve e sem gosto de farinha crua e o leite irá proporcionar um sabor diferente!!!

Ao cozinhar beterrabas, junte um pouco de suco de limão e açúcar para conservar a cor. Esta água deve ser aproveitada no preparo de sopas, pois é rica em sais minerais e vitaminas.

Para consertar a maionese desandada, passe uma gema cozida na peneira, amasse bem e vá juntando aos poucos todo o azeite desandado, batendo firme, juntando algumas gotas de limão.

Para aquecer massas no microondas (o que sempre é muito bom) proceda da seguinte maneira: ponha a massa já cozida, com ou sem molho, em recipiente com tampa, próprio para microondas. Aqueça em potência alta por 2-3 minutos, ou até a massa estar na temperatura de sua preferência. O tempo ideal – quente – vai depender da quantidade de massa que você colocar no forno de microondas.

Suas claras ficarão mais firmes e brancas se o recipiente estiver bem seco e for acrescentada a elas uma pitada de sal.

Cozinhe o espinafre em uma panela com tampa, em fogo brando sem água. Com este processo você vai obter todo o valor nutritivo do espinafre.

Ao utilizar panela de pressão, não ultrapasse a metade de sua capacidade. Isso porque, à medida que cozinham, as leguminosas soltam uma película que pode entupir a válvula da panela. Cozinhe em fogo baixo e com água suficiente para não secar.

Utilize a água do cozimento do grão-de-bico, lentilha e feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.

Para conservar a cor original da mostarda e da páprica em pó, guarde-as na geladeira, assim, não escurecem.

As leguminosas são grãos que dão em vagem, como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Os cereais são os grãos que dão nas espigas, como milho, trigo, arroz e cevada.

Se preferir, em vez de deixar as leguminosas de molho na véspera, coloque-as de molho em água fervente, uma ou duas horas antes de começar a receita.

Cozinhe as leguminosas em panela semi tampada, em fogo médio, para evitar que a água transborde.

Uma abóbora está madura, no ponto de ser usada, quando o talo estiver amarelo e seco.

Para evitar que a calda de açúcar açucare, pingue algumas gotas de limão durante o preparo.

Balas e caramelos devem ser conservados dentro de vidros ou em latas bem fechados, com um saquinho contendo cal virgem. Assim não umedecem e não ficam melados.

Se você preferir uma salada de repolho cru mais suave, jogue-o rapidamente numa água fervente e escorra.

Para obter ovos mexidos cremosos, adicione durante o cozimento um pouquinho de leite. Cozinhe em fogo baixo ou em banho-maria.

Não coloque alimentos quentes ou mesmo mornos dentro do freezer. Pratos prontos devem ser resfriados em água com gelo antes de estocados.

Para preparar alcachofras, corte o pé e apare as pontas das folhas. Vai cozinhar mais depressa e fica mais saborosa.

Para que a carne assada fique dourada, junte na hora de ir ao fogo ou forno um pouco de açúcar. Se a carne para um guisado ou mesmo churrasco estiver um pouco dura, acrescente à vinha-d’alhos algumas gotas de leite de mamão verde. Fica macia e gostosa.

Para retirar as peles das amêndoas basta aferventar por 2 minutos. Sairá com facilidade.

Quando fizer receitas em banho-maria, leve uma assadeira grande no forro do forno, ponha água fervendo e a forma de pudim ou outra receita. Conserve a assadeira sempre com água quente.

Para dar um toque delicioso em seus molhos de tomate ou na macarronada, acrescente sempre um pouco de manteiga ou margarina e açúcar.

Quando fizer caldas, não mexa para não açucarar.

Seu purê de batatas ficará branquinho, se cozinhar as batatas sem as cascas. Passe quente no espremedor e faça sua receita.

Quando fizer sopa de carne, acrescente água fria à carne e leve ao fogo com os temperos. O caldo vai ficar bem claro.

Chocolate em barra, para ser dissolvido, deve ser picado e colocado em uma vasilha de louça em banho-maria.

Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.

Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

Para descongelar frutos do mar, coloque o pacote ou vasilha na geladeira e deixe descongelar lentamente, sem tirar da embalagem.

Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

Depois de ralar frutas e legumes, dá o maior trabalho limpar o ralador. A melhor maneira é cobri-lo com filme plástico, e só então ralar.

Nunca recongele alimentos que você retirou do freezer, mas não chegou a usar.

Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó.
Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.


Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.

Uma colher (chá) de gelatina em pó, equivale a uma folha.

Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente.

Para que o bolo não grude no prato em que vai ser desenformado, polvilhe o prato com açúcar de confeiteiro.

Sempre que congelar algum prato pronto, evite temperá-lo muito, pois o congelamento acentua o sabor dos temperos.

Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

Para fazer um ovo frito perfeito, você deve untar a frigideira com azeite ou manteiga e colocar o ovo. Tampe e cozinhe em fogo moderado até o ponto desejado. Tempere e sirva.

O peixe não gruda na assadeira e fica com mais sabor se o fundo da assadeira for forrado com uma camada de fatias de batatas cruas.

Para reaproveitar as sobras de batatas cozidas, mergulhe-as em água quente e leve ao forno por 20 minutos.

Iogurte com cebola ralada é uma mistura muito gostosa para se colocar sobre batatas assadas.

Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

Misture a maionese que sobra no fundo do vidro com um pouco de suco de limão e você terá um ótimo molho para salada.

Se o molho ficar salgado demais, junte uma fatia de pão e cozinhe mais um pouco.

Se um molho à base de farinha encaroçar, basta passá-lo pela peneira.

Para bater a maionese, utilize sempre uma vasilha de louça ou de vidro, nunca de metal.

Se o molho de carne ficar sem cor, acrescente duas colheres (chá) de café solúvel.

Para engrossar molhos, acrescente 1 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em água fria.

Nunca requente o café diretamente no fogo, ele fica melhor requentado no banho-maria.

O açúcar a ser empregado no preparo de doces e sobremesas pode ser perfumado com raspas de limão ou de laranja.

O café adoçado com açúcar mascavo fica muito mais gostoso se você ferver o açúcar junto com a água.

Guarde as azeitonas na geladeira cobertas com água filtrada, sal e um pouco de azeite. Assim elas não ficarão rançosas.

Você sabia que...o bicarbonato de sódio, é um tipo de sal?

Para que as panquecas fiquem mais gostosas, deixe a massa descansar por 30 minutos, antes de fritar.

Para rechear pastéis, o recheio deve estar frio, caso contrário a massa ficará encruada.
.
Empadas e barquetes devem esfriar antes de serem tiradas das formas.

Uma hora antes de fazer o bolo retire a manteiga, o leite e os ovos da geladeira. Eles devem estar à temperatura ambiente quando adicionados à massa.

Para assar massa folhada, não unte nem polvilhe a assadeira. Apenas molhe a assadeira com água.

A polenta frita fica mais macia e com uma crosta crocante se você passar na farinha de trigo antes de fritar.

A macarronada ficará mais saborosa se você misturar um pouco de pimenta-do-reino ao queijo ralado.

O creme chantilly rende mais e não fica tão pesado quando se acrescenta uma clara de ovo ao creme de leite.

Para tirar o ranço da manteiga, coloque-a numa vasilha com água e 1 colher (sopa) de bicarbonato. Deixe por 24 horas e depois lave com bastante água.

O queijo não endurece se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.

O soro do iogurte não deve ser eliminado: ele contém proteínas de alto valor biológico.

O iogurte não pode ser guardado em recipientes de vidro transparente, pois a luz destrói a vitamina B2, existente no produto.

Seu bolo nunca mais será o mesmo.


Para os bolos e os biscoitos ficarem mais saborosos, acrescente sempre à massa algumas gotas de essência de baunilha ou suco de limão.

A fim de evitar que o bolo se esfarele ao ser cortado, proceda à operação com uma faca afiada aquecida em água fervente.

Quando você quiser escrever uma mensagem com glacê sobre o bolo, utilize primeiro um palito para delinear a sua mensagem, depois coloque o glacê num recipiente plástico de mostarda ou maionese e esprema sobre a marca que fez com o palito.

Para facilitar seu trabalho quando for encher um saco de confeitar, coloque-o com o bico para baixo num copo alto; assim você pode enchê-lo sem derramar e com mais facilidade.

O bolo de fubá fica bem mais saboroso e fofinho se você substituir parte do leite por coalhada ou iogurte natural.

Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco, Isso evitará que ele tome vento e conseqüentemente murche.

O bolo velho pode ficar novo, se mergulhado em leite frio e assado em forno médio. Para mantê-lo bom por mais tempo, é só embrulhar com toalha úmida e guardar em lugar fresco.

Caso o palito seja pequeno para testar o ponto do bolo, use um espaguete.

Quando você for cortar um bolo, corte primeiro duas fatias e comece sempre pela melhor fatia.

Você vai fazer um bolo e a manteiga está dura e gelada. A solução é esta: rale a manteiga numa vasilha aquecida no fogo. Fica mais fácil de fazer a massa.

Quando você estiver fazendo bolo, meça primeiro, na xícara, os ingredientes secos, e depois os molhados; assim não é preciso lavar a xícara a toda hora

Para evitar que a massa de bolo derrame da forma quando crescer, você deve colocar um fio de macarrão daquele grosso, furadinho, na mistura. Assim o vapor pode sair e a massa não ultrapassa a forma.

Para evitar manchinhas brancas em bolos de chocolate, salpique a assadeira untada com chocolate em pó em vez de farinha de trigo, antes de colocar a massa para assar.

Você pode substituir o leite por leite talhado quando preparar o creme de maizena para rechear bolos, tortas, etc. Você não desperdiça o leite e fica muito gostoso.


Se sua receita de bolo exige óleo, e você notar que não tem mais, pode substituir por uma quantidade igual de maionese.

Fazer um bolo em forma de coração pode ser mais fácil do que se imagina. Basta assar uma parte da massa em forma quadrada e outra em forma redonda. Divida o bolo redondo em dois e coloque cada parte em uma das faces do quadrado. Se você não tem paciência de esperar o bolo esfriar para deformá-lo, faça o seguinte: assim que tirá-lo do forno, coloque em forma sobre um pano úmido e deixe apenas uns cinco minutinhos para então desinformar.

É fácil cortar um bolo ao meio, use fio dental, ele é mais higiênico do que linha de costura, e não arrebenta. Segure firme as pontas da linha, uma em cada mão, e passe pelo bolo. Assim ele fica dividido uniformemente. (Colaboração de Virgínia Amorim)

Para tornar o creme de confeiteiro leve e bem macio, engrosse com amido de milho no lugar da farinha e leve à batedeira depois de pronto, na posição de pá, em velocidade média. Bata o creme até esfriar. Depois passe-o por uma peneira bem fina de metal tipo chinois. Ela retira qualquer grumo que pode ter ficado no creme.

Não tem fermento para colocar no bolo? A solução é usar 1/2 colher de sopa de Sal de Fruta (equivale a uma de fermento).

Quer saber se o fermento para bolo está bom?
Coloque água quente num copo e acrescente uma colher de chá de fermento.
Se a água borbulhar bastante, o fermento está ok.