quarta-feira, 22 de julho de 2009

Bolinho de Bacalhau


Ingredientes
500 gr de bacalhau
3 batatas médias cozidas em água fervente, escorridas e descascadas
2 colheres (sopa) de salsa bem picada
Sal e pimenta do reino a gosto
4 gemas
4 claras batidas em neve bem firme
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras de óleo para fritar.

Modo de Preparo
Dessalgue o bacalhau, elimine pele e espinhas, passe a carne no moedor ou desfie com as mãos. Passe as batatas cozidas no espremedor ou amasse bem com o garfo e reserve. Coloque a carne de bacalhau moída em uma tigela, junte batatas amassadas, salsa, pimenta, gemas, azeite, bata com uma colher de pau até misturar bem; verifique o tempero e acrescente sal se achar necessário. Junte as claras em neve, misture até obter uma massa homogênea e, com 2 colheres de sopa, faça bolinhos ovalados e coloque-os em uma assadeira. Em uma panela pequena, coloque óleo, leve ao fogo alto, deixe aquecer bem e frite os bolinhos aos poucos, virando-os durante o cozimento para dourarem por igual. Retire os bolinhos com uma escumadeira, escorra e deixe secar sobre toalhas de papel absorven
te.

Virado a Paulista


Ingredientes
500 g bisteca (100g cada)
sal a gosto
100 ml de óleo
1 kg toucinho fresco
200 g lingüiça toscana fresca
5 bananas
8 ovos
200 g farinha de rosca
50 g alho
1 maço de couve (300g)
100 g farinha de trigo
200 g farinha de mandioca
300 g feijão
100 g toucinho defumado
300 g arroz
3 limão
10 g pimenta-do-reino
1maço pequeno de salsa
50 ml leite

Modo de Preparo
Escolher o feijão e levar para cozinhar. Temperar a bisteca com sal, 1 limão, pimenta do reino e um pouco de salsa. Deixar neste marinado por no mínimo 2 horas. Descascar e empanar a banana, passando-a na farinha de trigo, em seguida em 2 ovos acrescido de leite e sal. Por último na farinha de rosca. Cortar o toucinho defumado em cubos de aproximadamente 4 cm. Colocar 50ml de óleo em uma caçarola, colocar o toucinho picado e deixar fritar até ficar bem sequinho em ponto de torresmo. Quando estiver quase seco, salpicar um pouco de sal. Obs. Nunca colocar sal de imediato no toucinho, pois ele correrá o risco de não se transformar em torresmo, ficando mole e grudar na panela. Cortar a couve em tiras finas, refogá-la com um pouco de alho, toucinho defumado e óleo. Retirar o feijão do fogo, temperar somente os grãos em óleo que sobrou do torresmo, acrescentar alho e cebola. Misturando com colher de pau, por último acrescentar o caldo, cozinhar por 10 minutos, acrescentar a farinha de mandioca aos poucos, mexendo ligeiramente não deixando empelotar. Fritar a lingüiça. Fritar os ovos estalados. Fazer o arroz pelo processo normal Fritar ou grelhar a bisteca. Montar o prato com o virado do feijão no centro da travessa e o restante dos ingredientes ao lado de forma que se perceba todos eles, sem deixar muito amontoados.

Dicas: O virado a paulista sempre é feito com farinha de mandioca e a couve não precisa ser cortada muito fina, originalmente se fazia até rasgada. O ovo deve ser colocado por cima dos ingredientes e a sua gema não poderá ser quebrada.