terça-feira, 10 de março de 2009

Divisão do Porco


Acém - É uma parte que começa perto das vértebras, abaixo do pescoço. Com esta carne se preparam bistecas muito gostosas, levemente adocicadas; também server para assados ou picadinhos com molho.

Paleta - Usada com frequência na indústria alimentícia, a paleta (braço ou pá) tem carnemais escura, com muitos nervosos e tendões. Antes de usá-la, convém escaldá-la.

Lombo com osso (carré) Abrange todo o dorso do corpo, inclusive as costeletas do lombo(sete de cada lado) e o próprio lombo. O carré é ótimo para frituras, assados ou grelhados. O lombo (carne protegida pelas costelas) é ótimo para assar, mas também pode ser frtio (em fatias ou cubinhos) ou moídos para usar em molhos e recheios.

Costela - Conhecida em algumas regiões como entrecosto essa parte oferece dois subcortes: a costelinha e a costela-do-vazio. A costela pode ser feita frita, grelhada ou assada.

Pernil - É constituído por todo o membro traseiro do porco, exceto o pé. Embora seja mais usado para a fabricação de presunto, pode ser consumido assado e, quando cortado em pedaços, fritos ou grelhados.

Joelho - É geralmente utilizado em pratos típicos, como eisbein, da Alemnha.

Pé - Ingrediente que nunca falta numa boa feijoada.

Barriga - Localizada no lado de trás da costela. Da barriga se extrai a banha que, ao natural ou industrializada, tem muitos usos na cozinha: em frituras(substitui o óleo) ou como ingrediente de bolos, tortas e pães.
Mas a melhor banha vem da gordura que recobre o lombo(toicinho) e da que envolve os rins do animal (conhecida por unto). As asparas gordurosas do pescoço e do pernil também dão banha de boa qualidade.

2 comentários:

rodrigo disse...

Amigo, uma curiosidade. A sobrepaleta à qual você se refere corresponde ao corte argentino que se chama "BONDIOLA"?

rodrigo disse...

A sobrepaleta corresponde ao corte argentino chamado Bondiola?